top of page

Tropismo Divino

LEI DO PROGRESSO

Para entendermos melhor o que é Tropismo Divino, primeiro vamos buscar o significado de fototropismo, que nada mais é que o movimento de inclinação das plantas em direção à luz. Nos seres humanos, ou melhor, para os espíritos, isso também acontece, essa reação e atração, mas de uma forma diferente e divina. Apesar de duvidar, por muitas vezes, estamos sempre procurando o progresso, estamos sempre em direção a Deus e a evolução.

Essa é a Lei Natural, e esse é o objetivo de todas as nossas encarnações. No Livro dos Espíritos, em sua Introdução, parte VI, diz o seguinte: "As diferentes existências corpóreas do Espírito são sempre progressivas e nunca regressivas, mas a rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição." Ou seja, todos estamos progredindo, apenas a velocidade de cada espírito, que é diferente. Uns vão mais rápido, enquanto outros, caminham lentamente ou até podem estacionar, como descrito na questão 118 do Livro dos Espíritos, porém jamais regredimos, estamos sempre em direção à luz.

No livro Autodescobrimento - Uma busca interior - de Joanna de Ângelis e Divaldo Franco - em várias partes ela cita o Tropismo Divino como sendo, a nossa busca incessante por Deus. No capítulo 5 - Viagem Interior - Joana escreve que sendo "Ser espiritual, o homem é um incessante despertar... Mergulhado no Tropismo Divino e por ele atraído, sai da obscuridade da ignorância e da perturbação (inconsciência) para galgar os abençoados espaços do conhecimento e da sabedoria (consciência). No capítulo 1 - O ser real - ela também descreve que "O Tropismo da Divina Luz atrai a criatura, que às vezes se esconde nas sombras da inconsciência - ignorância de si - permanecendo nas faixas inferiores da evolução. No entanto a força do progresso é Lei da Vida, e assim, pelo desgaste que produz sofrimento, surge o despertar, então a atração poderosa da Plenitude, arrasta o ser humano na direção de sua destinação fatal - a Perfeição".

E por fim no livro Psicologia da Gratidão - parte 9 - intitulada: Psicologia da Dignidade, Joanna reitera: "É incontestável no Universo a presença do Tropismo como fonte convergente de tudo e de todos. À semelhança que atrai os vegetais, vitalizando-os e auxiliando-os nos milagres que se iniciam na germinação e prosseguem até a inflorescência e frutificação, a atração de Deus como criador torna-se a poderosa emulação* para os fenômenos que ocorrem em toda parte. Fonte inesgotável de energia, é a causalidade transcedente de tudo..." Como semente que rompe a casca, ou um parto dolorido, o sofrimento nos leva ao despertar da alma. O mais importante é sabermos que estamos caminhando sem cessar para Deus, para a evoluçao. Quando não for pelo Amor, sabemos que a Dor será o "botão de start", o "gatilho" para reiniciarmos nossa trajetória em direção à luz, atraídos por Deus, em um Tropismo lento e eterno. * Emulação: Sentimento que leva o indivíduo a tentar igualar-se a ou superar outrem.


bottom of page